Provavelmente você já se deparou com a situação de “encher o tanque até a boca”. É muito frequente encontrar frentistas que, após o primeiro clique de travamento da bomba, colocam um pouco mais de combustível para arredondar o valor a ser pago. O que muitos não sabem é que quando isso acontece, pode estar prejudicando o veículo, pois há o risco de danificação no cânister.
Se você não sabia, não se preocupe! Outro cenário também muito popularmente conhecido é que deixar o tanque na reserva por muito tempo danifica a bomba de combustível. Isso também não é recomendado. Quando o tanque está com a sua capacidade baixa pode acontecer um superaquecimento e devido a isso pode causar um dano na bomba, com risco até de perda, uma vez que necessita de líquido para conseguir resfriar esse componente.
Continue lendo para saber mais sobre como encher o tanque até a boca pode trazer prejuízos ao tanque do veículo.
Problemas no cânister
Rodar com excesso de combustível danifica o cânister, peça responsável pelo filtro dos gases poluentes emitidos pelo veículo, localizado entre o tanque de combustível e a admissão do motor. Mas, por que isso acontece?
Porque o dispositivo responsável por armazenar a gasolina tem um espaço, e quando se coloca muito combustível a ponto de vazar, ele invade outro compartimento feito para receber substâncias gasosas, danificando a peça.
Além disso, quando o caminhão está sobrecarregado, ele consome uma quantidade maior de combustível para conseguir percorrer a distância desejada. Ou seja, quanto mais peso, mais diesel seu caminhão vai gastar nas viagens.
E caso você ache que a diferença é pouca, não se engane. Pesquisas apontam que a cada 100kg acrescentados, o consumo aumenta cerca de 6%.
Rodar com pouco combustível é a melhor opção?
Se abastecer em excesso causa danos ao veículo, a saúde e ao meio ambiente, a solução é rodar com pouco combustível, certo? Não! Colocar menos combustível que o recomendado para seu veículo também é prejudicial, pois caminhão carro pode ficar na reserva com maior facilidade e gerar outros tipos de danos ao veículo, além de ser passível de multa.
Alguns motoristas acreditam que o veículo quando está na reserva possui uma espécie de tanque extra, ideia totalmente equivocada pois a reserva possui a quantidade necessária para que o motorista chegue à um posto próximo e abasteça para seguir o seu caminho.
Abasteça em postos de confiança
Para não correr esses e outros riscos, busque sempre um posto de confiança, com uma equipe qualificada e treinada para oferecer o melhor atendimento.
Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!