Que o Exame toxicológico de larga janela de detecção é obrigatório para a renovação, a emissão e a alteração de categorias de CNHs C, D ou E, a gente já sabe. Mas muitos se perguntam por que é utilizado o fio de cabelo, ou os pelos corporais - como matriz desse exame. Quer saber a explicação? A gente conta!
O cabelo, ou os pelos do corpo, são utilizados pois a queratina possibilita detectar o uso de drogas de abuso até 6 meses antes da data da coleta para o exame. Isso se deve ao fato de que, ao fazer o uso de uma droga, a mesma começa a circular na corrente sanguínea do indivíduo e vai sendo incorporada ao cabelo ou ao pelo que está sendo formado no folículo piloso. O pelo e o cabelo fornecem um ambiente extremamente “protetor” para essa droga, mantendo as concentrações estáveis por muito mais tempo.
Ao coletar uma amostra de pelo ou cabelo, promove-se um processo de extração da droga de abuso dessa amostra, sendo assim, possível detectar a presença da substância, o tipo e a concentração dela. Dependendo do tamanho do cabelo conseguido na amostra, é possível identificar a janela de tempo em que a droga foi utilizada. A razão para isso se deve ao fato de que um fio de cabelo cresce 1 cm a cada mês, ou seja, uma amostra de 3 cm vai conferir uma janela de tempo de 90 dias, que é a janela exigida para o Exame toxicológico da CNH, por exemplo.
Lembrando que as drogas mais comuns encontradas nesse exame, são:
- Maconha;
- Cocaína;
- Anfetaminas (Rebite e ecstasy, por exemplo);
- Metanfetaminas (cristais);
- Opiáceos.
RECOMENDAu00c7u00c3O PARA A REALIZAu00c7u00c3O DO EXAME TOXICOLÓGICO
u00b7 Para a coleta de cabelos:
A recomendação para a coleta de amostra de cabelos é que o fio tenha comprimento de, no mínimo, 4 cm para que a análise toxicológica detecte o consumo de substâncias psicoativas no período igual a 90 dias que antecedem a coleta. É muito importante salientar que os cabelos utilizados para análise devem ser naturais, ou seja, não se pode utilizar cabelos com apliques ou “dreads”.
Cabelos quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise sem requerer nenhuma preparação especial, pois esses tratamentos afetam a parte externa dos fios e a análise ocorre na parte interna do fio.
u00b7 Para a coleta de pelos:
Não é recomendado a depilação dos pelos corporais no período de 3 meses antes da realização do Exame toxicológico, pois a ausência de pelos implicará a recusa do recebimento da coleta pelo laboratório.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!