Embora os transtornos mentais sempre tenham existido, nos últimos anos o assunto tem sido mais difundido – e os números registrados em todo o mundo mostram a importância de falar sobre o termo. Quase um bilhão de pessoas convivem com algum problema relacionado à saúde mental, como estresse, ansiedade ou depressão. E, se a tecnologia trouxe muitas mudanças boas para a nossa rotina, também tem afetado o bem-estar emocional: estamos cada vez mais conectados, todas as demandas parecem urgentes e não sobra tempo para relaxar.
Todos os dias, sem perceber, adicionamos inúmeras tarefas à nossa rotina, que acabam nos levando a um estado de exaustão emocional. O resultado é que os transtornos mentais se transformaram na principal causa de incapacidade do mundo. No Brasil, somente entre 2020 e 2021, o número de afastamentos do trabalho cresceu 26%, com 576 mil pedidos de auxílio-doença, segundo a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho.
Sinais de alerta
Insônia ou sonolência, cansaço, confusão mental, palpitações, falta de ar, dores nas articulações, cefaleia, perda ou excesso de apetite... Há uma lista enorme de sintomas que podem indicar que a sua saúde mental está precisando de atenção. Geralmente, eles aparecem sem que haja uma doença física relacionada e, por isso, é preciso buscar ajuda profissional.
Não é incomum escutar o relato de um parente ou amigo dizendo que foi para o hospital porque achou que estava infartando e, chegando lá, descobriu que era uma crise de ansiedade. Talvez você mesmo já tenha passado por isso. É claro que nada substitui o atendimento e o diagnóstico profissionais. Se você perceber mudanças de comportamento que podem estar relacionadas com o estresse, é importante mudar alguns hábitos no seu dia a dia. A seguir, confira algumas dicas.
Como cuidar da saúde mental
O cuidado com a saúde mental é um conjunto de ações, que incluem momentos de pausa na rotina, boas noites de sono e uma alimentação mais saudável. Veja alguns hábitos para incluir na sua vida:
- A OMS recomenda que pessoas adultas tenham entre 7 e 9 horas de sono todas as noites. A Associação Brasileira do Sono (ABS) estima que 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. Para fugir desse índice, as dicas são velhas conhecidas: desligar aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir, inclusive o celular. Utilize esse tempo para ler um livro, meditar ou prestar atenção na respiração. Evite comer por até três horas antes de deitar-se.
- Estabeleça pequenas pausas durante o trabalho.
- Pratique atividade física regularmente, pelo menos três vezes na semana. Parece impossível para muita gente, porque os compromissos do dia a dia sempre são priorizados. Estabeleça pequenas metas: começar com 2 vezes na semana e aumentar progressivamente. Os hormônios liberados pela atividade física, como a endorfina e a serotonina, produzem sensação de bem-estar e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, além de prevenir doenças físicas.
- Nas horas livres, busque atividades prazerosas. Leitura, trabalhos manuais, cinema e atividades sociais são essenciais para manter o cérebro ativo, mas focado em tarefas que proporcionam mais satisfação.
Lembre-se de que seu corpo é um só: cuidar da saúde mental é cuidar de você!
Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!