Nossa proposta é um pouco diferente. Queremos mostrar quais ganhos você terá se parar de fumar ou reduzir o seu consumo de tabaco.
Não precisamos falar do efeito negativo que essa substância causa no seu corpo, não é mesmo?
Já existe muita informação sobre o assunto, incluindo a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco (vale a pena conhecê-la).
Quer saber o que acontece com seu corpo quando essa substância sai dele? Continue a leitura e descubra!
A sua aparência fica mais jovem ao parar de fumar
O fumo causa pequenos danos ao nosso corpo diariamente. Pouco a pouco ele aumenta a quantidade de rugas, deixa os dentes amarelados e aumenta as ocorrências de tártaro.
Ao parar de fumar acontece o processo inverso. A elasticidade da pele começa a voltar, o acúmulo de gordura diminui e os dentes deixam de ficar tão amarelados.
Em outras palavras: você fica com a aparência mais jovem.
Claro que isso não acontece de um dia para o outro. Com persistência, os resultados se tornam visíveis com o passar do tempo.
Os gostos e cheiros ficam mais prazerosos ao parar de fumar
Você já ouviu aquela história de que parar de fumar engorda?
Bom, ela existe por causa de uma coisa muito interessante: ao deixar o cigarro de lado, o ex-fumante começa a sentir mais prazer em outras coisas, como nos cheiros e sabores.
Isso faz com que a comida fique mais prazerosa e algumas pessoas começam a comer mais. Entretanto, se você conseguir manter uma alimentação saudável, isso não será um problema.
É interessante, nas primeiras semanas, evitar aquelas bebidas que estão muito associadas com o cigarro.
Ao parar de fumar o consumo de álcool diminui
De acordo com a revista BMC Public Health, as pessoas que tentam parar de fumar tendem a reduzir o consumo de álcool.
Ainda não existe uma explicação para essa correlação. A aposta dos especialistas é que ao tentar abandonar um vício, o fumante também abdica a coisas que poderiam fazê-lo ter uma recaída.
Seus filhos ficam mais protegidos
A fumaça do tabaco é danosa para o corpo de um adulto saudável. Entretanto, esses riscos aumentam muito quando falamos de crianças. Elas ainda estão em formação e qualquer toxina tende a fazer muito mal.
Por isso, quando uma pessoa para de fumar e deixa de ter contato com essa fumaça, ela contribui para a saúde de seus filhos. As crianças podem, por exemplo, passar a ter menos problemas respiratórios e alergias.
Como você pode ver, parar de fumar traz uma série de benefícios para sua vida. Entretanto, sabemos que largar esse vício não é uma tarefa fácil, mas ela precisa ser feita.
Então, tente reduzir seu consumo e se houver uma recaída, tudo bem, apenas tente novamente. O importante é persistir!
Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações como essas, assine nossa newsletter!