E, se o exame toxicológico der positivo, o que devo fazer? Esse é um dos questionamentos que geram mais preocupação entre os motoristas. Afinal, o resultado pode atrapalhar os objetivos profissionais dos caminhoneiros.
A reprovação, além de levar a multas, pode gerar perda de emprego e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quer saber a resposta a essa pergunta e como agir quando o seu teste toxicológico for positivo?
Para que serve o Exame Toxicológico?
O Exame Toxicológico é um teste laboratorial que detecta a presença de substâncias psicoativas no organismo, como maconha, anfetaminas, rebite, entre outras, por um período mínimo de 90 dias. Infelizmente, no Brasil, 700 mil motoristas fazem uso dessas drogas ilícitas, de acordo com a SOS Estrada. Geralmente, são utilizadas para mantê-los acordados na direção, evitando atrasos no trabalho, o que pode causar acidentes no trânsito.
O exame identifica também medicamentos controlados, como antidepressivos, ansiolíticos e analgésicos opióides. Alguns podem prejudicar o raciocínio e a tomada de decisão, principalmente quando ingeridos em excesso. Portanto, caso haja necessidade de uso, é preciso haver uma prescrição médica e informar esse consumo na hora de realizar o teste. Esse tipo de triagem é usada, especialmente, por empresas de transporte que contratam motoristas. O objetivo é garantir a segurança no ambiente de trabalho e no trânsito.
- Quem Somos
- Exames
- Contato
- Rede de Coletas
- Blog
- Treinamento
- Compre agora