Dicas para reduzir o consumo do diesel

31 de Agosto de 2022
Notícias

Com a alta dos preços algumas atitudes simples podem fazer a diferença e te ajudar a diminuir o consumo do combustível, com certeza o seu bolso agradecerá no final do mês.

Além da manutenção em dia e da regulagem do caminhão, que são cuidados básicos para evitar gastos excessivos, outras ações também podem influenciar a queima de combustível e auxiliar na economia:

Qualidade do combustível

Em muitas situações nos sentimos atraídos por alguma oferta ou preço de combustível um pouco mais baixo. Embora seja difícil, precisamos tomar cuidado com isso. u00c0s vezes, preços mais atrativos tratam de combustíveis de procedência “duvidosa”.

Esse diesel, considerado “ruim”, prejudica o funcionamento do motor, gastando mais e, possivelmente, influenciando em outras peças do veículo, trazendo prejuízos ainda maiores.

Filtro do combustível

Substituir os filtros de combustível também devem ocorrer regularmente conforme orientado pelo fabricante.

Manter um filtro sujo pode acumular resíduos no sistema de injeção do diesel, o que provoca uma redução da pressão da bomba por entupimento dos filtros. Isso aumenta o consumo de combustível, além de fazer com que a bomba queime os outros componentes do motor.

Manutenção em dia

Dicas são sempre bem-vindas, mas, no fim, não podemos deixar de mencionar a mais importante: a manutenção do veículo é essencial. Boa parte do consumo excessivo vem dos veículos que apresentam problemas de manutenção, seja por alguma regulagem no motor ou por componentes com defeito.

Um exemplo simples é a calibragem dos pneus, que ajuda bastante a reduzir o consumo de combustível, uma vez que ele funciona assim o motor não precisa de tanta força.

Por fim, todos os filtros de ar, de óleo e de combustível devem ser substituídos conforme a especificação de cada um para garantir o perfeito funcionamento dos motores e o consequente baixo consumo.

Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!

O preço não está tão acessível, por isso é essencial rever alguns hábitos que podem te ajudar a diminuir o consumo
Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.