Embora o Brasil seja conhecido como um país tropical, há partes de nosso território em que o inverno pode ser bem rigoroso – como, aliás, tem tudo para ser este ano. Listamos, a seguir, cinco dicas de especialistas em caminhões para ajudar aos motoristas dos pesados a seguirem mais tranquilos nos dias mais frios.
1. Óleo do motor
A qualidade e o bom estado do óleo lubrificante do motor do caminhão são fundamentais para a eficiência, o consumo e a durabilidade do veículo. Vale dar uma atenção ainda mais especial a esse item nesta época, que, por exemplo, pode influenciar diretamente a partida do caminhão. Ao trocar, utilize sempre produtos de boa procedência.
2. Bateria
No inverno, o desgaste das baterias é mais acentuado e as reações químicas para gerar energia são mais prejudicadas. Como, no frio, os líquidos no motor do caminhão também aumentam de densidade, dar partida nesses dias também exige mais energia da bateria.
Para evitar problemas, verifique o prazo de validade da bateria, seu funcionamento dela e, também, o estado dos cabos, dos terminais e do alternador. A qualquer sinal de problema, troque ou repare o que for necessário.
3. Filtro de ar da cabine
Nesses dias mais frios, o uso do sistema de ar quente para aquecer o motorista costuma ser mais constante. Por isso, é importante verificar o filtro de ar da cabine e, se necessário, trocá-lo. Se ele estiver sujo ou danificado, o para-brisa e as janelas podem embaçar, dificultando a visibilidade.
4. Entradas de ar e vedação das janelas
Nada pior do que, num dia frio, um ventinho gelado e indesejável soprando dentro da cabine. Para que isso não aconteça, vale conferir como estão todas as borrachas que emolduram as janelas, para-brisa, portas etc.
Se elas estiverem ressecadas, além de deixar o frio entrar, podem permitir que o ar quente do aquecimento saia. Para aumentar a vida útil delas, é importante limpar e lubrificar periodicamente essas borrachas com produtos adequados.
5. Cuidado com as palhetas
Com as baixas temperaturas, a borracha das palhetas dos limpadores do para-brisa resseca mais rápido, fazendo com que perca a eficiência durante a chuva e até causando danos ao vidro. Em média, nos caminhões que rodam o tempo todo, é recomendável trocá-las a cada três meses, ou mesmo antes, se não estiverem em bom estado.
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