As crises nos sistemas de abastecimento de combustíveis derivados do petróleo, somada à preocupação com a sustentabilidade, acabam por colocar em pauta alguns desafios, mas também oportunidades. Diante desse cenário de alerta, os fabricantes de caminhões veem nos combustíveis alternativos uma solução para a redução dos poluentes, do consumo e dos ruídos. Para isso, cada vez mais investem em tecnologias e pesquisas na intenção de continuar atendendo às demandas de maneira sustentável.
Além das vantagens já comentadas, optar pelos combustíveis alternativos gera outros benefícios como a economia com os custos com combustível a médio e longo prazos e o aumento da vida útil do veículo.
O que parecia tão longe, a utilização de combustíveis renováveis tem ganhado importância entre os utilitários de caminhões e outros meios de transporte. E você, já conhece esses combustíveis alternativos? Confira quais são e saiba mais sobre as vantagens oferecidas por cada um deles.
1. Biogás
Um tipo de energia renovável, o biogás é um biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), gerando uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano. A utilização do biogás se justifica, entre outras questões, pela relação dele com a matéria orgânica, ou seja, com essa produção se torna possível reaproveitar o lixo orgânico.
Atualmente, o biogás (biometano) é utilizado na geração de energia elétrica e como combustível para fogões e motores. A Usina de Itaipu, no Brasil, já conta com um sistema de produção que abastece parte de sua frota de veículos. Esse combustível pode ser utilizado também nos caminhões híbridos e adaptados ao gás natural veicular (GNV).
2. Biodiesel
Já o biodiesel é proveniente de óleos vegetais e de gorduras de animais, podendo ser obtido também da extração da glicerina do óleo de vegetais, amendoim, mamona, soja e girassol.
O biodiesel tem despontado como uma alternativa de biocombustível, pois é bem menos agressivo ao meio ambiente. Sua utilização pode ser na forma pura ou misturada para abastecer os veículos que utilizam o diesel como combustível. Em alguns postos, o biodiesel é comercializado pelo nome B2, por representar 2% de biodiesel e 98% de diesel tradicional.
3. Bioetanol
Dos combustíveis renováveis, provavelmente o bioetanol seja o mais conhecido, tendo como principal matéria prima os vegetais. No Brasil, a cana-de-açúcar é uma dessas fontes de extração.
Comparado à gasolina, esse biocombustível pode proporcionar redução de até 60% de emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Atualmente, o bioetanol é o único combustível líquido disponível para ser usado na substituição parcial da gasolina, o que representa uma grande evolução, não é mesmo?
Já existem montadoras hoje que oferecem veículos movidos pelo E85, combustíveis compostos por 85% de etanol e 15% de gasolina. Além disso, o bioetanol também vem sendo testado e utilizado no abastecimento das baterias de carros elétricos. E vamos além. Alguns caminhões da Scania funcionam no formato híbrido e/ou com biocombustíveis, o que reduz consideravelmente o impacto no meio ambiente e, o principal, os custos com o abastecimento dos veículos.
Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!