10 músicas para escutar na estrada

08 de Março de 2022
Notícias

As músicas são grandes aliadas na rotina de trabalho do caminhoneiro, uma vez que ouvir boas canções pode diminuir os níveis de estresse, ajudar a melhorar a atenção e a superar a solidão das estradas.

Existem muitas composições dedicadas aos motoristas que passam os dias percorrendo rodovias e levando mercadorias de norte a sul do Brasil. Esses profissionais são muito importantes para o desenvolvimento do país, por meio da força de trabalho deles e pela sua própria cultura.

O estilo musical que mais produz músicas para caminhoneiro é o sertanejo, com composições que abordam os prazeres e as dificuldades do dia a dia nas rodovias.

A seguir, listamos 10 músicas do mundo do caminhoneiro que são ideais para ouvir na estrada. Confira!

Caminhoneiro – Roberto Carlos

Essa é uma música superclássica da vida dos caminhoneiros. Ela caiu no gosto popular. Roberto Carlos, o Rei, como é conhecido, homenageou os caminhoneiros nessa canção, lançada na década de 80.

Na música, o cantor fala das saudades que o caminhoneiro sente enquanto está viajando nas estradas, pensando na amada que ficou em casa. Também fala do grande desejo de rever sua esposa ao retornar para casa. Mas Roberto Carlos também alerta os motoristas sobre dos perigos na estrada:

“Eu sei, tô correndo ao encontro dela, coração tá disparado, mas eu ando com cuidado, não me arrisco na banguela”.

Carga pesada – Sérgio Reis

A música “Carga Pesada”, interpretada por Sérgio Reis, compara a carga dos caminhões com o peso da saudade no coração de cada caminhoneiro. Os profissionais da estrada conhecem cada pedacinho do Brasil, mas a principal companhia é sempre a solidão.

“É que a carga pesada também vai no meu peito, uma eu deixo na estrada, outra não tem jeito”.

Nova York – Chrystian & Ralf

Uma das duplas mais afinadas do Brasil é responsável por interpretar uma das melhores canções sobre caminhoneiros de todos os tempos. “Nova York”, de Chrystian e Ralf, lançada em 1989, homenageia os “heróis” da estrada, abordando as dores causadas pela saudade e a vontade de “fazer seu caminhão voar nas nuvens”.

“Mas enquanto isso na estrada, saudade vai, vai, vai, saudade vem, vem, vem te buscar”.

Caminhoneiro do amor – Sula Miranda

Essa é clássica, e impossível não conhecer! Afinal, Sula Miranda, a Rainha dos Caminhoneiros, conquistou o título justamente após lançar essa música, lá em 1986. A canção, que fala da vida dos profissionais das estradas, foi e ainda é um grande sucesso para os caminhoneiros.

“E vai e vem! Não tem parada, traz uma carga de saudades na chegada”.

Viajante solitário – Cézar & Paulinho

Composta por Cézar e Paulinho, em 1996, a música aborda algumas questões comuns ao cotidiano do motorista de caminhão, como as viagens pela madrugada, a constante dor da saudade e a alegria presente a cada retorno.

“Coração de saudade carregado, muito, muito mais pesado que a carga do trucão”.

Frete – Chitãozinho & Xororó

A dupla Chitãozinho e Xororó relata, nesta música, a paixão dos caminhoneiros pela profissão e a liberdade de viajar pelos quatro cantos do país.

“Eu conheço todos os sotaques desse povo, todas as paisagens dessa terra, todas as cidades. Das mulheres, todas as vontades”.

Rédeas do possante - Zezé Di Camargo & Luciano

A música dos dois filhos de Francisco é uma das mais belas composições sobre caminhoneiros, citando a tão conhecida saudade, mas também relembrando a grande paixão que os motoristas de caminhão sentem pela estrada. A canção faz referência à vida de um caminhoneiro com a de um peão, comparando os caminhões aos cavalos.

“Lobo da estrada, fera do volante, louco apaixonado, mais um viajante”.

Saudade pesada – Rick & Renner

Em 1997, a dupla Rick & Renner retratou a solidão e a saudade de casa, situação vivida com frequência por quem vive na estrada. Mas a canção tem um final feliz, mostrando o retorno do motorista para casa, onde ele pode finalmente beijar sua mulher e agradecer por tudo.

“Olho para o céu, dou um beijo nela e agradeço a vida”.

Sonho de um caminhoneiro – Milionário & José Rico

Essa canção conta a história triste de dois amigos, donos de um caminhão, que trabalham muito para pagar as prestações do veículo. Porém, em um terrível acidente, um deles não sobrevive u2014 justamente o que estava prestes a ser pai.

"E agonizante nos braços do amigo disse: vá conhecer meu filho, por que eu não vou".

Vida de viajante – Luiz Gonzaga

Aqui temos um clássico da música popular brasileira, na qual o Rei do baião canta os desafios de viver em trânsito. A letra é uma verdadeira autobiografia, mas também vale para todos aqueles que precisam de deslocamento para regiões mais distantes. O ritmo é perfeito para dançar e para cantarolar com aquelas batidinhas clássicas na direção. Uma verdadeira injeção de ânimo para seguir na estrada.

“Minha vida é andar por este país, pra ver se um dia descanso feliz. Guardando as recordações das terras onde passei, andando pelos sertões, e dos amigos que lá deixei”.

Gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais e confira a playlist completa no nosso Spotify.

Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!

O caminhoneiro nunca fica sozinho na estrada: está sempre ouvindo uma moda de viola e uma boa música sertaneja
Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.