Saiba quais são as substâncias detectadas no teste.

Em 03 de Março de 2015 foi sancionada a Lei Federal 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro. Com esta nova Legislação, foram alterados o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A principal discussão em torno da lei é a regulamentação de diversos fatores que envolvem cotidiano dos motoristas, incluindo a análise sob o uso de substâncias estimulantes durante a jornada de trabalho.

Para maior fiscalização e identificação dessas substâncias, ficou estabelecido a obrigatoriedade da realização do teste toxicológico de larga janela de detecção para emissão ou renovação de CNH nas categorias C, D e E.

O laboratório credenciado ao DENATRAN deve garantir a cadeia de custódia e sigilo quanto ao resultado do laudo. As amostras devem ser enviadas em duplicata (A e B), o exame deverá contemplar pelo menos 90 dias de detecção e indicar o mínimo de drogas (metabólitos).

O que o exame toxicológico detecta?

 

O exame do cabelo identifica o uso de substâncias psicoativas por um período de até 90 dias. Ele releva hábitos e costumes do indivíduo, inclusive se houve uso de drogas nesse período.

 

 

Quais substâncias o exame identifica?

O exame só vai pesquisar as drogas solicitadas pela legislação, confira abaixo quais são elas

Quais drogas não são solicitadas pela legislação?

As drogas não pesquisadas no exame do cabelo são:

Posso efetuar a admissão do indivíduo antes de realizar o teste?

Desde que a nova legislação entrou em vigor é obrigatório realizar o teste antes da admissão. Outra informação relevante é que a empresa é a responsável pelos custos dos exames dos seus colaboradores, seja na admissão ou no desligamento do mesmo.

 

Preciso esperar o resultado do exame para fazer a admissão?

Fica a critério da empresa admitir o colaborador antes de sair o resultado dos exames, porém é preciso que a empresa providencie um comprovante informando que o funcionário já foi submetido ao teste e a data prevista para entrega do laudo.

 

Posso coletar pelos do corpo ao invés de cabelo?

Sim, porém devido a sua fisiologia diferenciada e por ter um crescimento mais lento, a quantidade necessária de pelos para a realização do exame difere da quantidade de cabelo.

Na coleta com cabelo, aproximadamente 120 fios com 4 cm de comprimento são suficientes para realização do exame.

Para a coleta com pelos do corpo, a quantidade necessária para a realização do exame seria o equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.

 

Posso utilizar o plano de saúde para realizar o exame toxicológico?
Não. Nenhum plano de saúde cobre o teste toxicológico.

 

Todas as empresas de transporte de passageiros ou carga deverão cumprir com a obrigação de realizar exames toxicológicos?
Conforme definido pelo ministério dos transportes, o exame toxicológico se aplica a todos os motoristas empregados com CNH nas categorias C, D ou E.

 

Caso o resultado seja positivo no exame toxicológico pré-admissional?
Fica a cargo da empresa decidir se deve ou não contratar o motorista que tenha resultado positivo em uma ou várias das drogas testadas no exame.